quinta-feira, 31 de março de 2016

Tentação securitária


Os atentados terroristas na Europa têm demonstrado duas coisas: (1) Uma Europa muito insegura e (2) Uma política europeia de segurança com mais buracos do que um crivo. E isto é muito perigoso pois poderá conduzir os Estados membros da União Europeia a tentações securitárias, fazendo ruir o que de muito já foi arduamente construído. Mas os europeus não podem ser ingénuos ao ponto de pensarem que podem ter sol na eira e chuva no nabal. Combater o terrorismo significa, em primeira análise, acabar com as suas fontes de financiamento. Dito desta forma, até parece que a solução é simples. As coisas complicam-se quando a questão começa a ser aprofundada e se constata, por exemplo, que uma das principais fontes de financiamento do terrorismo é... a Arábia Saudita!

quarta-feira, 30 de março de 2016

Cabeça a prémio


Rui Gomes da Silva, provavelmente, nunca foi muito querido entre os adeptos leoninos. Mas desde que Jorge Jesus se mudou para Alvalade e, mais recentemente, depois das suas intervenções nos últimos programas em que é comentador residente (O Dia Seguinte na SIC Notícias), Rui Gomes da Silva estará, seguramente, com a cabeça a prémio. O homem destila veneno por todos os poros em "defesa" do seu Benfica. É verdade que Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, tem andado a deitar achas para a fogueira. Mas, mesmo assim, na minha opinião, Rui Gomes da Silva tem, no mínimo, exagerado.

terça-feira, 29 de março de 2016

15+2


“A gente tem de ser pragmática em relação ao regime que temos e mentalizar-nos de que vamos voltar para um buraco. Não vou dar aqui uma de herói, mas eu pelo menos estou a mentalizar-me para a ideia de que vou preso. Tenho de me habituar a isso” (Luaty Beirão).

domingo, 27 de março de 2016

The times they are a-changin'


A música (The times they are a-changin') é de Bob Dylan, mas bem podia aplicar-se ao histórico concerto dos Rolling Stones em Havana. O rock estava proibido em Cuba desde 1959 por ser "imperialista", mas ontem, dia 26 de Março, num concerto gratuito, perante mais de meio milhão de pessoas, regressou a Cuba pela porta grande e logo com a banda rock mais icónica do planeta!

Street art


sábado, 26 de março de 2016

Bomba-relógio


As Parcerias Público-Privadas (PPP) nacionais custaram ao erário público, entre 2008 e 2015, 9.4 mil milhões de euros e, de acordo com as estimativas constantes no OE 2016, se nada for feito, ainda custarão, em encargos futuros, mais 14.2 mil milhões de euros. Uma autêntica bomba-relógio deixada às gerações futuras!

quinta-feira, 24 de março de 2016

Johan Cruyff (1947-2016)


"Sou ex-jogador, ex-treinador, ex-director. É uma lista bonita que prova que tudo tem um fim". Cruyff proclamava o jogo elegante e sofisticado, dominador e deslumbrante. Foi profeta dentro de campo, foi filósofo fora dele: "As lendas também podem alimentar-se de uma derrota", palavras de Cruyff na sequência da derrota frente à Alemanha no Mundial de 1974.

Um porco a andar de bicicleta


Sempre achei que um dia os americanos elegeriam um indivíduo de raça negra para presidente. Contudo, na altura em que Obama se candidatou pela primeira vez, achei que os eleitores norte-americanos ainda não estavam preparados para tal. Enganei-me. Para as próximas presidenciais norte-americanas, Hillary Clinton parece estar muito bem posicionada para conseguir a nomeação do Partido Democrata. Caso isso se venha a verificar, e caso ela vença a eleição para Presidente dos Estados Unidos da América, nesse dia, posso afirmar, com toda a certeza: Agora só me falta ver um porco a andar de bicicleta!

terça-feira, 22 de março de 2016

Cristas Mãos Seguras


Assunção Cristas, ainda antes de ser eleita líder do CDS-PP, não perdeu tempo e juntou-se a António Costa a pedir "a cabeça" de Carlos Costa, governador do Banco de Portugal. Contudo Cristas não quer comprar a mesma guerra do PS. Pretende ir mais longe, revendo todo o modelo de supervisão que tem revelado falhas (e que falhas, cada uma delas tem custado milhares de milhões de euros aos contribuintes!).

sábado, 19 de março de 2016

Banca portuguesa


A banca portuguesa é cada vez mais... espanhola. Chegou agora a vez do BPI. Os espanhóis do Caixabank (Grupo La Caixa) e Isabel dos Santos chegaram a acordo pelo controlo do BPI: o La Caixa compra o controlo do BPI, Isabel dos Santos compra o controlo do BFA, Banco Fomento de Angola. Para quem não sabe, o BFA é o maior banco angolano e é controlado do BPI. Não admira a preocupação do Presidente da República!

sexta-feira, 18 de março de 2016

E pronto. Finito


Paulo Portas despediu-se do CDS de lágrimas nos olhos. Deixa o partido, nas suas palavras, no "par de mãos seguras" de Assunção Cristas. Foi líder durante 16 anos e desde que se sentou pela primeira vez na cadeira de presidente do CDS (1998) conheceu sete presidentes do PSD, cinco secretários-gerais do PS, cinco primeiros-ministros e quatro Presidentes da República. Entretanto Paulo Portas assumiu a vice-presidência da Câmara do Comércio e Industria (nas suas palavras, uma das diversas componentes da sua nova vida), cargo esse, como a generalidade dos meios de comunicação social fez questão em sublinhar, não remunerado. Uma alfinetada em Maria Luís?

quinta-feira, 17 de março de 2016

Mais vidas difíceis


A vida está difícil para ex-presidentes e... não apenas de clubes de futebol. Que o diga Lula da Silva, ex-presidente do Brasil, cuja prisão preventiva foi pedida pelo Ministério Público brasileiro. Mas pedir é uma coisa, conseguir outra totalmente diferente. Lula vai chefiar a Casa Civil de Dilma (no sistema brasileiro, o lugar de chefe da Casa Civil do(a) Presidente é o que mais parecido existe com a figura de primeiro-ministro), logo, à semelhança do que acontece por cá, escapa aos tribunais federais, passando o caso para o Supremo Tribunal Federal. Mas esta consequência (alteração do tribunal competente para o acusar e julgar) não passará de um mero pormenor sem influência na decisão de Lula em integrar o governo brasileiro!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Super Mário (II)


"Bazuca" reforçada. Mário Draghi, Presidente do BCE, anunciou novo corte na taxa de juros (a taxa directora desce para 0%), aumento das compras de dívida e o lançamento de uma nova operação de injecção de liquidez que, na prática, significa que o BCE poderá pagar aos bancos pelo dinheiro que lhes empresta desde que estes concedam crédito à economia. Será desta que a economia europeia arranca? A avaliar pelos primeiros sinais, não parece. Passada a surpresa inicial, o euro voltou a subir!

segunda-feira, 14 de março de 2016

"Ter de ter graça é cansativo" (Nicolau Breyner)


"Trabalhar com humor é cansativo. Não se aprende a ser comediante. Podemo-nos aperfeiçoar, mas não é uma técnica que se ensine. Gosto da expressão inglesa "to play". Representar é fazer de conta, É um jogo, um divertimento. Complico pouco o trabalho. O mais difícil é decorar páginas e páginas de texto. Invento muito. Não sou metódico, mas sou muito observador e faço as coisas por instinto. Só penso no papel quando visto o fato. A roupa é importante e define muita coisa. Quando me visto, começa a aparecer a personagem" (...) "A única vantagem desta idade é poder dizer tudo o que penso. A perda das capacidades mentais assusta-me, mas não me revejo na palavra velhice. Sinto muita energia, chega a ser assustador, porque trabalho brutalidades" (...) Apetece-me iniciar novos projectos. Provavelmente a energia vem desta vontade tremenda de agarrar tudo antes que a morte chegue. Perdi a conta aos papéis que fiz. Não gosto de repetir personagens" (Nicolau Breyner).

Questão de semântica


Bruxelas ainda não digeriu a solução governativa construída por António Costa e está a fazer tudo para que os partidos que suportam o governo se desentendam e o governo caia. A prova? A polémica sem fim à volta do OE 2016 português. Aos olhos de Bruxelas, uma execução orçamental (bem sucedida) não assente na "doutrina oficial" (austeridade por austeridade) seria uma catástrofe. Vai daí, ainda antes do orçamento estar a ser executado, exigiu um conjunto de medidas adicionais. E o governo português, sem alternativa, lá terá preparado e apresentado um Plano B para ser aplicado se e quando fosse necessário para Portugal cumprir o Plano de Estabilidade e Crescimento. Acontece que, em Bruxelas, se e quando não significam o mesmo que em Lisboa. São para aplicar, ponto. Quem disse? Pierre Moscovici, Comissário Europeu Para oa Assuntos Económicos, e passo a citar: "Eu posso explicar a diferença entre o se e o quando. Significa que essas medidas têm de ser implementadas". Claro como a água, o chamado Plano B em Lisboa afinal é o plano A em Bruxelas!

sábado, 12 de março de 2016

Vidas difíceis


A vida está difícil para (alguns) ex-presidentes de clubes de futebol. Isto mesmo pensará Pinto da Costa (recentemente reeleito para mais um mandato à frente dos destinos dos dragões) que está a tentar passar directamente da cadeira de presidente do FC Porto para o cemitério!

sexta-feira, 11 de março de 2016

99,9995%


Pinto da Costa foi reeleito presidente do FC Porto com 99,9995% de votos a favor. Tendo em conta o desempenho do FC Porto nos últimos anos, o filho da p... que não votou Pinto da Costa terá sido o único adepto lúcido que participou no acto eleitoral!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Não venham para a Europa


Há uma ansiedade crescente nas declarações dos líderes europeus num momento em que a crise dos refugiados ameaça fazer ruir a livre circulação (desde o Outono, oito países da UE reforçaram os controlos fronteiriços ou ergueram vedações, amputando de forma inédita o espaço de livre circulação europeia). Este ano já entraram mais de 135 mil pessoas na UE, cerca de dois terços dos quais sírios e iraquianos, os únicos que os países dos Balcãs estão agora a deixar passar através das suas fronteiras. Daí não surpreender as declarações de Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu: "Quero lançar um apelo a todos os potenciais migrantes económicos ilegais, onde quer que estejam. Não venham para a Europa. Não acreditem nos contrabandistas. Não arrisquem a vossa vida e o vosso dinheiro. Tudo isso não vale de nada". Ainda que, de momento, as palavras de Tusk possam ser lidas como um apelo, a situação, a continuar, pode muito bem transformar-se, rapidamente, em algo mais do que um simples aviso.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Adeus, até sempre!


Hoje é o último dia de Cavaco Silva como Presidente da República. Sendo costume todos os presidentes deixarem um quadro com o seu retrato no Palácio de Belém, revelamos hoje, em primeira mão, o quadro que imortalizará Cavaco Silva na galeria dos ex-presidentes. A obra foi encomendada ao pintor israelita, de origem bielorrussa, Leonid Afremov.

terça-feira, 8 de março de 2016

Maria vai com os outros


Ilegalidade, não haverá. Mas para quem deixou o Ministério das Finanças há tão pouco tempo, no mínimo, há questões éticas que se levantam, tanto mais que a Arrow (novo patrão de Maria Luís) esteve envolvida em negócios com as Finanças durante o consulado da ex-ministra. Para além disso, escudando-se na desculpa de que o cargo é não-executivo (mesmo sendo não-executivo, segundo o DN, "valerá" 70.000 euros/ano), Maria Luís pretende acumular as novas funções com o cargo de deputada. Alguém acredita que Maria Luís foi contratada pela Arrow pelos seus lindos olhos? Evidentemente que não. O que a Arrow pretende com a sua contratação é aceder à informação privilegiada que Maria Luis obteve no decurso das suas anteriores funções (Ministra das Finanças). E é este o principal problema de Maria Luís, não legal ou ético, mas sim político, pois, em política, o que parece é. Como diz Bagão Félix, melhor do que ser ministro é ser ex-ministro!

segunda-feira, 7 de março de 2016

À quarta foi de vez


Costuma ser à terceira (é o que diz o ditado), mas com Rui Vitória foi à quarta. Ao quarto jogo, o Benfica de Rui Vitória derrotou, finalmente, o Sporting de Jorge Jesus. Mesmo não estando ainda nada ganho, Rui Vitória e os adeptos do Benfica já podem deixar de ter insónias em véspera dos jogos contra o Sporting e dormir melhor. O treinador do Benfica ainda não vale 500, mas está a caminho disso!

sexta-feira, 4 de março de 2016

O pior momento


Cavaco Silva deixa a Presidência da República no próxima dia 9 de Março. E deixa-a com a popularidade tão em baixa que, daqui a alguns anos, só com algum esforço de memória é que os portugueses se lembrarão que um dia tiveram um Presidente chamado Cavaco. Dito isto, qual terá sido o pior momento dos seus dois inenarráveis mandatos presidenciais? A escolha é difícil, tantas foram as ocasiões perdidas por Cavaco para estar calado, mas, na minha opinião, talvez tenha sido a lamúria pública que fez acerca de não saber se, uma vez terminado o mandato presidencial, a sua reforma lhe permitirá levar uma vida condigna.

quarta-feira, 2 de março de 2016

O Carlos, não o António


O António (Costa) não pode com o Carlos (Costa). Se o António pudesse, demitia o Carlos. Como não pode, não perde uma ocasião para disparar contra o Carlos na esperança de que ele se canse e bata com a porta. Pois bem, o Costa (Carlos), já um bocado farto do tiro ao alvo do Costa (António), demite-se... se, e quando, um terceiro banco abrir falência sob a sua supervisão!

PS-Ninguém sabe ao certo a origem do diferendo entre os dois Costas. Há quem afirme que a desavença remonta aos bancos da escola primária, ao dia que em que o menino Carlos acusou o menino António de ter copiado no teste.

terça-feira, 1 de março de 2016

Começar bem... terá começado. Pena é que tenha durado tão pouco!


A história do Novo Banco, nascido formalmente no dia 4 de Agosto de 2014, está mal contada desde o início e é um imbróglio sem fim à vista. Se estão bem recordados, o Novo Banco seria constituído, unicamente, com os activos bons do BES, estava devidamente capitalizado ("Um banco novo que começa com zero de passivo e 5 mil milhões de activos") e seria para vender o mais rapidamente possível. Esta era a narrativa oficial que a realidade se encarregou de desmentir. Não só a venda falhou, como o Novo Banco apresentou, em 2015, prejuízos de quase mil milhões de euros! Mas como uma desgraça nunca vem só, o Novo Banco prepara-se agora para despedir 1000 trabalhadores, 500 dos quais por despedimento colectivo. Ainda alguém se lembra da campanha de marketing lançada aquando da constituição do Novo Banco? Um dos cartazes dizia, "Nascer com o empenho renovado de 6 mil colaboradores é um bom começo". É caso para dizer, começar bem... terá começado. Pena é que tenha durado tão pouco!