segunda-feira, 30 de abril de 2012
Sim ou não?
Durante o voo a hospedeira pergunta a um passageiro: "Deseja jantar?". Pergunta o passageiro: "Quais as opções?". "Sim ou não", responde a hospedeira.
Countdown
A partir de 8 de Abril de 2014, a Microsoft vai deixar de providenciar apoio técnico aos utilizadores do sistema operativo Windows XP. O que, em si, não deveria constituir grande problema caso os utilizadores de Windows tivessem migrado para os sistemas operativos entretanto lançados. Acontece é que os utilizadores do Windows não aderiram ao Vista (sistema operativo que sucedeu ao XP), preferindo ficar com o XP (muito) mais tempo do que a Microsoft esperava (um estudo da Gartner revela que há 103 milhões de utilizadores do Windows XP, dos quais cerca de 72 milhões utilizam a versão para empresas).
domingo, 29 de abril de 2012
Web quê?
Quando se navega na Internet, estamos a utilizar o browser para pedir dados aos servidores Web. Os dados transferidos destes servidores, ficheiros HTML, scripts, ficheiros de imagem, ficheiros Flash, etc, são movidos para a cache do browser para serem visualizados no navegador. O que significa que o scan em tempo real assegurado pelos anti-virus não pode ser executado. Isto pode originar que virus ou outros programas maliciosos se instalem no computador. Para prevenir este perigo, os modernos anti-virus oferecem um módulo de protecção extra, denominado Web Guard, Web Protection, ou qualquer outra coisa semelhante (depende dos produtos), que não é mais do que um proxy HTTP que monotoriza as portas usadas para a transferência de dados (80, 8080, 3128) e faz um scan aos dados transferidos à procura de virus ou outro software malicioso. Para os utlizadores do Avira Free Antivirus, a utilização deste módulo obriga a instalar (e manter instalada) a AskToolbar, o que, muito provavelmente, não é do agrado da esmagadora maioria dos seus utilizadores. Mas há forma de usufruir do serviço, sem que a AskToolbar seja instalada. Os passos seguintes assumem que se tem instalado o Avira Free sem o módulo Web Protection.
1. Clicar em Iniciar > Executar.
2. Na janela que abrir, digitar "regedit" (sem aspas) e fazer Enter, o que abre o Editor de Registo do Windows.
3. No painel esquerdo do Editor de Registo, expandir a pasta HKEY_LOCAL_MACHINE e localizar a pasta SOFTWARE.
4. Localizada a pasta, criar dentro desta uma nova pasta denominada "AskToolbar" (sem aspas), fazendo clique com o botão direito do rato sobre a pasta e seleccionando Novo > Chave.
5. Criar a pasta "Macro" (sem aspas) dentro da pasta AskToolbar, utilizando o mesmo procedimento do ponto anterior.
6. Fazer clique com o botão direito do rato na pasta Macro e criar uma nova String com o nome "tb" (sem aspas).
7. No painel direito de Editor de Registo, fazer duplo clique em tb e adicionar o valor "AVR-W1" (sem aspas).
8. Fazer OK e fechar o Editor de Registo.
9. Ir ao painel de Controlo > Adicionar/Remover Programas e seleccionar a pasta do Avira.
10. Seleccionar Alterar > Modificar, verificar se todos os módulos estão com visto, clicar em Next e acompanhar o programa de configuração até ao final.
11. Está feito. Caso abra uma janela para aceitar os termos de uso de Ask.com, é porque alguma coisa não foi correctamente feita nos passos anteriores.
sábado, 28 de abril de 2012
Só falta um bocadinho assim!
Após as últimas investigações coordenadas pelo DCIAP, Vitor Gaspar afirmou, em conferência de imprensa, que só falta um bocadinho (assim) para se apurar o valor global da dívida da Madeira e que se prevê que o apuramento esteja concluído até ao final do programa de ajuda financeira a Portugal.
sexta-feira, 27 de abril de 2012
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Alma de cão
“O cão deve ter, algures dentro de si, uma alma onde, com o seu orgulho, enterra todas as suas dores e mágoas (…) Ele amará, mesmo que não seja amado, ele servirá, mesmo que seja maltratado, e uma palavra carinhosa bastará para apagar da sua memória todos os maus momentos vividos.” (Do poema A dog's soul (acima), de autor desconhecido)
Elogio
Nascido a 18 de Julho de 2001, o Rex não foi o primeiro animal de estimação em casa. Chegado cerca de 2 meses após ter nascido, lá em casa tínhamos um gato, ainda pequeno, preto e branco, chamado Bigodes. Uma vez habituados um ao outro, brincavam e dormiam juntos. Brincalhão, amigo das pessoas, o Rex não gostava de ficar sozinho. O que ele gostava mesmo era andar sempre connosco. Mas tinha um problema - não gostava de andar de carro e, quando andava, quase sempre vomitava. Por isso, não o levei muitas vezes comigo. Senhor de um porte magestoso, parecia ter uma fonte inesgotável de energia. Como tal, quase nunca me ocorria que um dia ele morreria. E quando isso acontecia, imaginava-o sempre a morrer de velhice. Até ao dia em que, apesar de continuar a comer, começou a emagrecer de uma forma muito acentuada. Era um tumor no fígado, inoperável, e sem cura. Foi num sábado soalheiro que recebi a notícia na clínica veterinária onde ele tinha ido fazer uma ecografia. "Não há nada a fazer. Enquanto ele andar relativamente bem, deixámo-lo andar. Quando começar a sofrer, o melhor será mandar abatê-lo". E foi desta forma, com dúzia e meia de palavras, que o Rex ficou com o destino traçado. Depois, foi uma questão de (poucos) meses até acontecer o inevitável: 25 de Abril de 2012, 18 horas e 42 minutos.
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Poço sem fundo
A dívida oculta da Madeira não pára de aumentar. A única forma de as Finanças apurarem, exactamente, o montante dos encargos assumidos é publicarem um anúncio dando às empresas um prazo limite para reclamação de créditos. Findo este prazo, qualquer crédito não reportado deixa de poder ser reclamado.
terça-feira, 24 de abril de 2012
Mistério resolvido
O Zequinha perguntou: "Pai, como é que eu nasci?" O pai respondeu: "Bem filho, algum dia terias de ficar a saber. Acho que esse dia chegou. A primeira vez que nos encontramos, a tua mãe e eu, foi num "chat" do MSN. Depois marcamos encontro por e-mail num "cyber-café". Como simpatizamos um com o outro, esgueiramo-nos para uma sala segura onde a tua mãe concordou em fazer "download" da minha "hard drive". Mal o "download" tinha terminado, apercebemo-nos que nenhum dos dois estava com "protection in real time on", pelo que, nove meses depois, apareceu uma pequena janela "pop-up", tu!"
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Trading position or buy and hold?
Uma jovem mulher enviou um e-mail ao jornal Finantial Times a pedir dicas sobre como arranjar um marido rico. Eis o e-mail:
"Sou uma garota linda de 25 anos de idade. Tenho um corpo fabuloso e muita classe. Quero casar-me com alguém que ganhe no mínimo meio milhão de dólares por ano. Há algum homem que ganhe 500 mil ou mais neste jornal, ou alguma mulher casada com alguém que ganhe isso e que me possa ajudar? Já namorei homens que ganham por volta de 200 a 250 mil, mas não consigo passar disso. E 250 mil por ano não me vão permitir morar em Central Park West." (Raphaella S.)
Resposta do editor do jornal:
"Li o seu e-mail com grande interesse e pensei cuidadosamente no assunto. Primeiramente, eu ganho mais de 500 mil por ano, logo estou perfeitamente capacitado para responder ao problema que coloca. Posto isto, analiso a situação da seguinte forma. Visto da perspectiva de um homem como eu (que tem os requisitos que procura), o que oferece é simplesmente um péssimo negócio. Eis porquê. O que sugere é uma negociação simples e clara. Você entra com a beleza física e o homem com o dinheiro. Mas há um senão. Com toda a certeza, com o tempo a sua beleza vai diminuir e um dia acabar, ao contrário do dinheiro do homem que, com o tempo, tenderá a crescer. Assim, em termos económicos, você é um activo que sofre depreciação, e progressiva (isto é, sempre a aumentar), e o homem um activo que rende dividendos. Explicando melhor, você tem 25 anos hoje e deve continuar linda nos próximos 5 ou 10 anos, ainda que um pouco menos a cada ano que passa. E no futuro, quando se comparar com uma fotografia de hoje, verá que se transformou num caco. Isto é, hoje você está em "alta", na época ideal de ser vendida, mas não de ser comprada. Usando a terminologia de Wall Street, quem a tiver hoje deve mantê-la como "trading position" (posição para comercializar) e não como "buy and hold" (comprar e manter). Portanto, ainda em termos económicos, casar (que não passa de um "buy and hold") consigo não é um bom negócio a médio/longo prazo. Mas alugá-la, sim! Assim, em termos sociais, a situação que deve ponderar é namorar. Colocando-me na condição de um provável futuro locatário de uma "máquina" como você, pediria unicamente uma coisa: Fazer um "test drive" antes de fechar o negócio. Podemos marcar?" (Philip S., Associate Editor of the Financial Times).
domingo, 22 de abril de 2012
Melhor resultado
Para melhor contextualizar os resultados apresentados no comparativo do passado dia 20 de Abril, apresento, na tabela acima, os melhores resultados obtidos nos mesmos testes dos laboratórios AV Comparatives. Os valores são apresentados nas mesmas unidades de medida, percentagens, com excepção dos falsos positivos (valor em número absoluto) e remoção de malware (escala de 0 a 100).
sábado, 21 de abril de 2012
Net meter
O Ministério britânico do Interior confirmou que está a preparar legislação com vista à monitorização em tempo real de toda a actividade online no Reino Unido – o que inclui emails, navegação em sites, blogues, redes sociais e documentos. Ou, dito de outra forma, a Internet tal como a conhecemos parece ser uma espécie em vias de extinção, pelo menos para as bandas de Sua Majestade.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
And the winner is...
Nos dias que correm, a escolha do software de segurança para o PC não é uma questão negligenciável. E a primeira questão que precisa de ser respondida é - instalar software gratuito ou pago? Ao contrário do que se possa pensar, para produtos de um mesmo fabricante, a protecção básica (normalmente, anti-virus e anti-spyware) é idêntica. Sendo assim, para quê comprar quando posso ter a mesma ferramenta de graça? A resposta é muito simples - para além da protecção básica, os produtos pagos incluem funcionalidades (módulos) não disponíveis nos produtos gratuitos que aumentam o nível de segurança do PC. Contudo, nenhum produto, por mais sofisticado e completo que seja, oferece um nível de protecção absoluto. Manter um PC limpo é, sobretudo, uma questão de bom senso. Por outro lado, visitando os sites dos fabricantes ou lendo os manuais que acompanham os produtos, ficamos com a sensação que "qualquer um deles é melhor do que os outros", o que obviamente não é verdade. O mesmo se diga da maioria dos fóruns de tecnologia na Net. Para além de haver muita asneira escrita, a maioria das opiniões são puras expressões de gosto pessoal pelo produto A, B ou C sem nada que as sustente. Então como resolver o problema da escolha do software de segurança? Bem, uma (boa) alternativa é consultar a documentação produzida por laboratórios independentes que testem este tipo de software. E um desses casos é o AV Comparatives. Vou socorrer-me dos testes realizados por este laboratório para colocar, lado a lado, quatro alternativas (gratuitas), das mais conhecidas do mercado, Avast, AVG, Avira e MSE (Microsoft Security Essentials), em alguns dos aspectos tidos como decisivos aquando da escolha de um software de segurança - nível de detecção de malware, capacidade de remoção de malware e número de falsos positivos gerados. E não se pense que o indicador falsos positivos é uma questão menor. A eliminação de um ficheiro erradamente identificado como malware (falso positivo), pode causar tantos problemas ao sistema como uma infecção real. Daí, nos testes, os laboratórios controlarem o número de falsos positivos identificados. A tabela abaixo sumariza os resultados. Todos os valores são indicados em percentagem, com excepção dos falsos positivos (em números absolutos) e remoção de malware (escala de 0 a 100). Quanto a conclusões, cada um que tire as suas!
quinta-feira, 19 de abril de 2012
Afinal o que é o sexo?
Segundo o médico é uma doença, porque termina quase sempre na cama. Segundo o advogado é uma injustiça, porque há sempre um que fica por baixo. Segundo o engenheiro é uma máquina perfeita, porque é a única forma de trabalhar deitado. Segundo o arquitecto é um erro de projecto, porque a área de lazer fica muito próxima da área de saneamento. Segundo o político é um acto de democracia perfeito, porque todos gozam independentemente da posição. Segundo o economista é um desajustamento, porque entra mais do que sai. Às vezes, nem se sabe qual é activo ou o passivo. Segundo o contabilista é um exercício perfeito: Põe-se o bruto, faz-se balanço, tira-se o bruto e fica o líquido. Podendo ainda, em muitos casos, gerar dividendos. Segundo o matemático é uma equação perfeita. A mulher coloca entre parênteses, eleva o membro à sua máxima potência, e extrai o produto, reduzindo-o à sua mínima expressão.
Novos conceitos linguísticos
O governo eleito pelos portugueses tem-se revelado uma autêntica caixinha de surpresas. E não apenas por estarem a fazer tudo quanto tinham jurado que não fariam. Aproveitando a entrada em vigor do acordo ortográfico, o governo tem introduzido novos conceitos linguísticos. Todos estarão certamente lembrados de verem o PM anunciar, com ar de missa de sétimo dia, os cortes salariais para todos os trabalhadores da administração pública e sector empresarial do Estado. Pois bem bem, com o tempo, ficamos a saber que a medida não seria aplicada aos trabalhadores do Banco de Portugal, nem aos da CGD, nem aos da TAP... Mais recentemente, igualmente relacionado com o mesmo assunto, ouvimos Miguel Relvas explicar que tal isenção não se trata de uma excepção, mas sim de uma adaptação.
quarta-feira, 18 de abril de 2012
Sexo em tempo de crise
Um casal chega ao consultório de um terapeuta sexual e o homem pergunta ao médico: "Pode ver-nos a fazer sexo?" O médico, espantado, concorda. Quando o sexo termina, o médico diz: "Não vejo nada de errado na maneira como fazem sexo." E cobra 70 euros pela consulta. A cena repete-se nas semanas seguintes. O casal marca consulta, faz sexo (sem nenhum problema), paga ao médico e sai. Até que um dia o médico perguntou: "O que é que estão a tentar descobrir?" O homem responde: "Nada. Acontece é que ela é casada e eu não posso ir à casa dela. Eu também sou casado e ela também não pode ir a minha casa. No Hotel Vila Galé, uma suite custa 140 euros. No Hotel Ibis custa 100 euros. Aqui nós fazemos sexo por 70 euros e temos acompanhamento médico. Recebo um comprovativo para justificar a falta ao trabalho, sou reembolsado em 42 euros pelo meu seguro de saúde e ainda consigo uma restituição no IRS de 19.20 euros. Tudo contabilizado, a brincadeira fica-me por 8.80 euros!"
terça-feira, 17 de abril de 2012
segunda-feira, 16 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
Titanic
Eram 23.40 horas do dia 14 de Abril de 1912 quando o navio "praticamente inafundável" embateu num iceberg no oceano Atlântico e, menos de 3 horas depois, o RMS Titanic afundava-se. Das 2200 pessoas a bordo, apenas 711 sobreviveram.
sábado, 14 de abril de 2012
Muro das lamentações
Em 2008, quando começou a escalada do preço dos combustíveis, PPC então em campanha para líder do PSD, defendia que o Governo devia descer urgentemente o valor do ISP para evitar um colapso económico. Na mesma altura PP defendia que o Governo deveria descer o ISP na proporção do aumento do IVA. Chegados ao poder, aumentaram o IVA, mas esqueceram-se de abater o ISP. Quanto ao discurso, um (PPC) afirma que o preço dos combustíveis não depende da intervenção do Governo, o outro tem andado misteriosamente desaparecido.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Subscrever:
Mensagens (Atom)