sábado, 31 de março de 2012
Um não, dois!
"Os serviços da administração pública regional autónoma, que pela sua natureza, sejam de funcionamento ininterrupto, assim como aqueles que, por razões de interesse público, tenham que laborar nos dias acima identificados [dias 5 e 7 de Abril], deverão criar as condições necessárias para que os seus trabalhadores possam gozar a tolerância agora concedida em momento posterior, obtida a concordância dos respectivos superiores hierárquicos" (AJJ, Rei da Madeira).
Cortes para (quase) todos, promoções para alguns
O OR (Orçamento rectificativo) prevê a promoção dos militares das Forças Armadas e da GNR, polícias da PSP e da Polícia Marítima e dos guardas prisionais. Um rico exemplo de coerência (política e não só) do actual governo e da tão propangueada equidade de repartição de sacrifícios. Ou então, utilizando o novo dialecto político, o relvês, não se trata de uma excepção, mas sim de uma adaptação. A quê ainda não se sabe, mas, provavelmente, à crescente insatisfação social.
sexta-feira, 30 de março de 2012
quinta-feira, 29 de março de 2012
Casar para quê?
Cristiano Ronaldo não pensa casar com Irina Shayk. O craque português terá já adiado o casamento que estava marcado para o Verão, logo após o Mundial de Futebol. Em boa verdade, quando tudo está bem, casar não acrescenta nada à relação. Mas, será este o caso? Há muito boa gente que afiança que não...
quarta-feira, 28 de março de 2012
O seguro morreu de velho
O browser Chrome, da Google, foi o primeiro a cair num concurso de hackers destinado a identificar vulnerabilidades nos principais navegadores da Internet. Depois de dois anos a sair ileso do concurso "Pwn2Own", o browser da Google foi este ano o primeiro a ver uma falha ser aproveitada pelos participantes na iniciativa, promovida no âmbito da conferência de segurança informática CanSecWest. A falha em causa foi identificada e explorada com sucesso por uma equipa de investigadores de uma empresa francesa, que conseguiu fazer o que nos últimos anos nenhum participante do "Pwn2Own" tinha conseguido. De acordo com o portal Computerworld, a proeza foi alcançada cinco minutos após o início da competição. Um dia depois do Chrome ter caído, foi a vez do Internet Explorer 9, com a identificação de duas falhas através das quais os atacantes conseguiram ganhar o controlo do computador onde estava instalado.
terça-feira, 27 de março de 2012
There is no such thing as bad publicity
A capa da revista “Elle” do mês de Abril, que traz Jessica Simpson grávida e nua, foi censurada num supermercado da rede Safeway em Tuscon, Arizona (Estados Unidos). Segundo informou o jornal “Arizona Daily”, os funcionários do estabelecimento cobriram alguns exemplares da revista com um pedaço de papelão e, viraram ao contrário outras cópias da revista. Um porta-voz do local afirmou que tal se deveu às muitas reclamações recebidas.
segunda-feira, 26 de março de 2012
Tempos difíceis
Os principais estúdios de Hollywood estão a pedir aos tribunais norte-americanos para encerrarem o serviço de partilha de ficheiros Hotfile, que poderá vir a ter o mesmo fim do Megaupload. Em causa está um pedido feito pela Motion Picture Association of America (MPAA), que apresentou um pedido de julgamento sumário contra o Hotfile destinado a levar ao encerramento do site. Caso seja aprovado, o pedido poderá evitar um longo julgamento e resultar no encerramento do serviço de partilha de ficheiros, num processo semelhante ao Megaupload. De acordo com os documentos judiciais, a queixa foi apresentada pelos estúdios Disney, 20th Century Fox, Universal Studios, Columbia Pictures e Warner Bros, que alegam que "o Hotfile incentiva activamente a violação massiva de conteúdos protegidos com direitos de autor". Nos mesmos documentos os estúdios argumentam que "mais de 90 por cento dos ficheiros descarregados a partir do Hotfile violam os direitos de autor e quase todos os utilizadores do Hotfile estão envolvidos na violação de direitos de autor".
domingo, 25 de março de 2012
sábado, 24 de março de 2012
Explica-me como se eu fosse loiro
O Estado português vai abdicar dos dividendos da EDP e da REN, relativos a 2011, para os novos accionistas (chineses e árabes) entrados em 2012. Compreende-se, como o Estado não podia fazer desconto no acto de aquisição das participações, arranjou-se forma de conceder os 10% de desconto da praxe.
sexta-feira, 23 de março de 2012
quinta-feira, 22 de março de 2012
quarta-feira, 21 de março de 2012
23 de Setembro
Os americanos tiveram o 11 de Setembro. Os portugueses vão ter o 23 de Setembro (de 2013), data em que, de acordo com o MF, Portugal vai voltar aos mercados obrigacionistas. Com tanta certeza, Sr. Ministro, porque é que não joga no euromilhões? Até 2013, a acertar nas chaves sorteadas, não tenho dúvidas - Portugal regressava mesmo aos mercados!
Trabalhadores de primeira e de segunda
Depois da CGD, os trabalhadores da TAP vão manter os salários intactos em 2012, escapando assim aos cortes de 3.5% a 10% impostos aos trabalhadores da administração pública e sector empresarial do Estado. Como fundamento para este regime de excepção, foi avançado que a TAP é uma empresa "em concorrência e em fase de privatização". Pegando nesta mesma argumentação, os trabalhadores da RTP, entre outros, reivindicam idêntica excepção. O mesmo deveriam fazer os trabalhadores do IEFP, agora que o Governo se prepara para dar incentivos financeiros às agências privadas pela colocação de desempregados.
terça-feira, 20 de março de 2012
Tudo o resto são taxas, impostos...
Apenas cerca de 1/3 da factura de electricidade corresponde ao custo da electricidade consumida. Tudo o resto são taxas, impostos, custos da rede de distribuição e custos de política energética e de interesse económico geral. É nesta última categoria, que representa 44% do total da factura, que entram as já famosas rendas excessivas relativas às renováveis, cogeração, garantia de potência, etc. Tudo contratos assinados pelo Estado que garantem aos produtores de energia rendas avultadíssimas... à custa dos consumidores.
segunda-feira, 19 de março de 2012
Forte com os fracos
O PM, tão pró-troika, para não dizer para além da troika, tem mostrado força com os fracos, tem aplicado todos os cortes (e mais alguns) que constam do plano de ajustamento... no que aos funcionários públicos e contribuintes singulares diz respeito. O mesmo não se pode dizer relativamente aos fortes. E basta pensarmos nas medidas inscritas no plano de ajustamento relativas ao sector energético, nomeadamente as rendas pagas à EDP. Essas medidas se algum dia chegarem a ser implementadas, o que o Governo tirar à EDP com a mão direita, terá de dar aos chineses com a mão esquerda, o que faz cair por terra qualquer discurso sobre a equidade de repartição dos sacrifícios, e mostra, claramente, que temos um PM (e Governo) forte com os fracos e fraco com os fortes.
domingo, 18 de março de 2012
Procura-se
Duarte Lima aparece no site da Interpol como um dos homens mais procurados, com direito a carimbo vermelho (cor reservada para os crimes mais graves). Pois bem, cumprindo o meu dever cívico, gostaria de informar a Interpol que não é necessário gastar mais tempo ou recursos na procura de Duarte Lima. Ele encontra-se preso nos calaboiços da Polícia Judiciária em Lisboa (Portugal).
sábado, 17 de março de 2012
Super quê?
Os sinais nunca foram muito promissores. Quem me está a ler, caso não tenha memória de galinha, ainda estará recordado das explicações de ASP acerca do vencimento da sua chefe de gabinete. A partir desta altura, sempre a descer, em 8 meses, eis que o homem passa de super-ministro a super-totó. E, ou muito me engano, ou os seus colegas do governo (pelo menos alguns) estarão com imensas saudades do DESMITOS devidamente actualizado.
sexta-feira, 16 de março de 2012
Como só o continente sabe
O plano EDP Continente está envolto em polémica desde o início (Janeiro de 2012). A campanha prometia descontos de 10% sobre a factura da EDP, não especificando logo que a adesão implica um novo contrato, com a saída do mercado regulado para a tarifa liberalizada da EDP Comercial. Que os 10% incidem só no valor da factura antes de impostos, contribuição audiovisual e taxa de exploração. E que não é um desconto directo, mas a emissão de um cupão para converter em desconto. Para além destas "omissões", os descontos duram apenas até ao final do ano, altura em que os clientes do mercado liberalizado já não poderão voltar ao mercado regulado (com tarifas fixas).
Mistério...
Sem emprego nem poupanças conhecidas (a avaliar pelas declarações de rendimentos entegues no Tribunal Constitucional), José Sócrates leva uma vida de luxo numa das cidades mais caras da Europa, com despesas mensais a rondar os quinze mil euros: Sete mil euros na renda da casa, num dos bairros mais caros da cidade, mil euros nas propinas da faculdade, dois mil euros no colégio particular do filho e cem euros por refeição em restaurantes, escreve o Correio da Manhã. O que, a ser assim, levanta duas questões curiosas: (1) Quem será o misterioso financiador que, tão generosamente, está a investir na educação de José Sócrates? e (2) Que benefícios espera retirar de um tal gesto?
Subscrever:
Mensagens (Atom)