sábado, 27 de outubro de 2012

Anti-virus


As leis que o governo desconhece


Ainda recentemente, aquando da apresentação da proposta de lei do orçamento para 2013, o MF afirmou que estaria no lugar enquanto tivesse a confiança do PM e que o desempenho do cargo era uma forma de retribuir o enorme investimento feito pelo país na sua formação. Mas, a avaliar pela execução orçamental deste ano (e da proposta para o próximo), e apesar de todos os graus académicos que possui, ainda não percebeu que na prática a teoria é uma coisa completamente diferente. O comportamento das pessoas (e das economias) não se rege, exclusivamente, pelos modelos matemáticos e econométricos dos manuais universitários. Assim, aproveitando o tempo de discussão da proposta de lei do orçamento na AR, vou tentar contribuir para um debate mais esclarecido acerca da mesma.

Prémio por bom comportamento


Mundo perfeito


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mude-se a lei


A direcção do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) anunciou em e-mail enviado aos seus associados o recuo do Governo na intenção de retirar aos juízes e aos procuradores a utilização gratuita de transportes. "A direcção [do SMMP] teve esta tarde [dia 24 de Outubro] a garantia da senhora Ministra da Justiça que tal norma, que não constava do projecto de proposta de lei que foi aprovado em Conselho de Ministros na manhã do dia 15 de Outubro, será retirada [da lei do orçamento] na Assembleia da República". (...) "Sem prejuízo de continuarmos a acompanhar atentamente os trabalhos parlamentares, será conveniente que não se discuta na comunicação social este episódio, o que poderia dificultar o recuo por parte do Governo", acrescenta ainda o referido e-mail.

Mundo perfeito


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Claro como sempre


... e constará, pelo menos, durante a vigência do programa ou até ser substituída por cortes permanentes na despesa (FMI, relatório da quinta avaliação).

Caverna de ali babá


A venda da virgindade através de leilão, como o mais recente caso da brasileira Catarina Migliorini, cujo leilão rendeu 600.000 euros, tem sido um recurso escolhido por algumas jovens para fazer face a diversas dificuldades. Um dos casos de maior notoriedade foi o de Natalie Dylan, uma jovem norte-americana de 22 anos, estudante em San Diego (Califórnia) que em 2008, decidiu leiloar a sua virgindade para poder pagar os estudos. O "negócio" rendeu qualquer coisa como 3.8 milhões de dólares (cerca de 2.9 milhões de euros)! Não sei se terminou os estudos, mas, caso os tenha terminado, muito provavelmente, não andará a dar grande uso ao canudo.

In memoriam


Devaneios


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Apoiar quem mais precisa


Valor mínimo do subsídio de desemprego: Menos 10%. Subsídio social de desemprego: Menos 10%. Valor de referência para cálculo do complemento solidário para idosos: Menos 2.25%. Protecção no domínio da dependência: Menos...

Cortadora de picles


Um sujeito trabalhava há anos numa fábrica de conservas. Um dia, confessou à mulher que estava possuído por um terrível desejo: uma vontade incontrolável de meter o pénis na cortadora de picles. Espantada, a mulher sugeriu que ele procurasse um psicólogo, e o marido prometeu que iria pensar no assunto. O tempo foi passando, até que certo dia, ele chegou a casa profundamente abatido: "O que aconteceu amor?", perguntou a mulher. "Lembras-te do meu desejo de enfiar o pénis na cortadora de picles?", pergunta o homem. "Oh não!", exclama a mulher, " Fizeste isso?!?". "Sim fiz!", respondeu ele. "Meu Deus, e depois?", pergunta a mulher. "Fui despedido...", responde o marido. "Mas, e... a cortadora de picles?", pergunta a mulher. "A Guida? Também foi despedida!".

Devaneios


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Mentirosa!


A chanceler alemã Angela Merkel defendeu a ideia de confiar ao comissário europeu dos Assuntos Económicos o direito de vetar os orçamentos nacionais dos estados membros, caso não cumpram com os critérios de estabilidade e crescimento. Mas o que ela, verdadeiramente, queria dizer era que a Alemanha (isto é, ela) quer controlar os orçamentos nacionais de todos os estados membros da UE. 

Verdadeiros artistas


Devaneios