sábado, 30 de junho de 2012
Obrigado
O pior de espalhar cartazes com a fotografia e um número de contacto quando um animal de estimação desaparece, é que a cada telefonema renasce a esperança a par do desespero, caso as buscas se revelem infrutíferas, o que, era o meu caso até há algumas dezenas de minutos atrás. Finalmente encontrá-mo-lo e não parece estar muito mal. Apenas bastante mais magro. Obrigado a todos quantos telefonaram.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Vaselina
Dentro de uma farmácia, um estudante faz perguntas aos clientes para uma pesquisa de mercado. "Por favor, minha senhora. Eu estou a fazer uma pesquisa sobre vaselina, para determinar o tipo de usos dado ao produto. A senhora poderia dizer-me para que usa a vaselina?" A mulher respondeu: "Em casa usamos a vaselina para pele seca, queimaduras e quando fazemos amor". O estudante, tentando deixar a mulher embaraçada, pergunta: "É a primeira vez que ouço falar no uso da vaselina para fazer amor. Poderia explicar mais detalhadamente?" Mais uma vez, sem se mostrar intimidada, a mulher responde: "Espalho-a na maçaneta da porta do quarto". " Na maçaneta da porta?", pergunta espantado o estudante. "Sim", responde a mulher. "As mãos escorregam e isso impede as crianças de entrarem no quarto".
quinta-feira, 28 de junho de 2012
A culpa é do...
Afinal a culpa é do Sócrates. Foi ele quem negociou o plano de ajustamento para três anos, foi ele quem deu a ideia ao (então) líder do PSD de cortar os subsídios, foi ele quem... Pois eu digo, o verdadeiro culpado da actual situação de Portugal é o seu fundador - D. Afonso Henriques!
quarta-feira, 27 de junho de 2012
Fácil, barato...
Ainda alguém se lembra das palavras indignadas do então líder do PSD acerca da suposta intenção do PS (então governo) pretender tornar mais fáceis e mais baratos os despedimentos? Pois bem, a partir de 1 de Agosto de 2012 vai ser (mais) fácil e barato despedir em Portugal. Só não sei se dá milhões e... o PS não é governo!
terça-feira, 26 de junho de 2012
Compromisso
Pedro Passos Coelho, Junho de 2011. Um ano depois, olhando para o país, mais parece que as palavras foram: "As nossas tarefas prioritárias são claras: estabilizar a banca, socorrer os mais ricos, fazer crescer as falências e o desemprego".
segunda-feira, 25 de junho de 2012
In memoriam
Se houvesse um céu para cães, seria um imenso relvado verde onde os cães, grandes e pequenos, amados ou maltratados, livres de fome, sede, doenças ou sofrimento, brincariam horas sem fim para todo o sempre. Apenas com um pequeno senão: Mesmo no céu, nem Deus lhes conseguiria apagar da alma a saudade de quem tinham deixado para trás...
domingo, 24 de junho de 2012
Desvio colossal
O governo começou por prever que a receita do IVA cresceria 13.6% este ano. Há poucos meses corrigiu a previsão de crescimento para 10.6%. Ontem anunciou que, para já, estamos com uma quebra de 2.8%. Utilizando uma expressão popularizada pelo actual PM, estamos perante um desvio colossal. Mas o que espanta mais, não é o erro em si, mas sim o governo ter acreditado (!!!) que uma economia de rastos geraria uma maior receita do IVA.
Forte com os fracos
Se o estado de necessidade actual justifica cortes nos salários e subsídios, encerramento de tribunais, escolas e centros de saúde, porque é que esse mesmo estado (de necessidade) não justifica uma renegociação realmente significativa dos contratos das PPP? Um corte de 30% são uns trocos tendo em conta o que se vai conhecendo - derrapagens de muitos milhões, renegociação de contratos à margem do Tribunal de Contas, etc. Até parece que existem dois Estados de direito em Portugal - um, imutável, em que os contratos são gravados na pedra com fogo divino para todo o sempre, para ricos e poderosos, e um outro, flexível e adaptável à evolução da conjuntura, para todos os outros.
Político hoje, ... amanhã
Mesmo que a próxima cimeira europeia aprove um pacote de estímulos ao crescimento no valor de 130.000 milhões de euros, desenganem-se todos quantos esperam que o dinheiro seja directamente investido na economia. Eis como vai ser aplicado o pacote - o BCE disponibiliza o dinheiro aos bancos a um juro quase simbólico e estes emprestarão o dinheiro às empresas a juros oito ou dez vezes superiores, ou não sejam os políticos de hoje os administradores bancários de amanhã.
sábado, 23 de junho de 2012
Alinhamento perfeito
A Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC) esteve igual a si mesma no caso Relvas-Público. Composta por cinco elementos, três escolhidos pela maiorira e dois pelo PS, alguém adivinha o sentido de voto dos seus membros? Obviamente, os três propostos pela maioria votaram a favor da ilibação de Relvas, os dois propostos pelo PS contra. Uma replicação perfeita, ainda que em sede de um organismo supostamente independente, das posições dos partidos que os propuseram. Sendo assim, em tempo de vacas (mais do que) magras, vale a pena gastar milhões de euros (4.5 milhões, ao que consta) para manter uma estrutura que apenas faz eco das posições partidárias de quem os nomeou?
sexta-feira, 22 de junho de 2012
Para quê?
CDS e PSD acordaram criar a décima comissão parlamentar de inquérito sobre a queda do avião que, em 1980, causou a morte do então primeiro-ministro, Sá Carneiro, entre outros. Pergunta: Para quê? Se não há que fazer na AR, dispensem metade (ou mais) dos deputados que, verdade seja dita, ganham o dia só por assinar o livro de ponto.
Chapa 6 vezes mais
O défice dos subsectores administração central e Segurança Social passou de 194 milhões de euros nos primeiros cinco meses de 2011 para 1238 milhões no mesmo período deste ano, o que se traduz numa subida de 537% (dados da Direcção-Geral do Orçamento, que hoje publicou a execução orçamental de Janeiro a Maio). Mas continua tudo bem... pelo menos, enquanto Portugal ganhar!
Um ano em balanço
Em jeito de balanço, fomos perguntar aos portugueses como caracterizariam o desempenho do governo neste primeiro ano de mandato. As respostas não deixam margem para dúvidas!
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Desaparecido
Quando um animal de estimação morre, o desgosto é grande, mas quando desaparece não é menor. Procura-se, pergunta-se, espalham-se cartazes com a sua fotografia, enfim, faz-se tudo para que ele seja encontrado. Durante dias acalenta-se a esperança que o animal atine com o caminho de casa, que de manhã, ao levantar, ele tenha regressado. Um dos meus cães, o Júnior, encontra-se desaparecido desde 18 de Junho. Tenho feito muitos quilómetros à procura dele, mas nada. Não imagino sequer para onde se possa ter dirigido. Tenho deixado o portão de casa ligeiramente aberto, de dia e de noite, na esperança de que ele regresse. Não quero deixar morrer a esperança, mas a verdade é que já não acredito muito que ele regresse pelos seus meios.
quarta-feira, 20 de junho de 2012
terça-feira, 19 de junho de 2012
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Chamada local
Sócrates, Bush e a Rainha da Inglaterra encontraram-se no Inferno. Bush pediu ao Diabo uma autorização para fazer uma chamada para os EUA, porque queria saber como ficou o país depois da sua partida. O Diabo autorizou e Bush falou durante 2 minutos. Ao terminar, o Diabo disse que a chamada tinha custado 2.000 euros. Bush preencheu um cheque pagou. A Rainha de Inglaterra, ao saber do sucedido, também quis fazer uma chamada para Inglaterra. O Diabo autorizou, a Rainha falou 5 minutos e teve de pagar 5.000 euros. Sócrates também quis ligar para Portugal para saber como o país tinha ficado. Conversou mais de 3 horas. Quando desligou o Diabo disse que o custo da chamada eram 5 euros. Sócrates atónito, porque tinha reparado nas cobranças anteriores, perguntou ao Diabo porque é que falar para Portugal ficava tão barato. E o Diabo respondeu: "De Inferno para Inferno, a chamada é local".
domingo, 17 de junho de 2012
Cenários
Se há país habituado a fazer o último jogo de calculadora na mão, esse país é Portugal. Para não fugir à regra, este ano, mais uma vez, vamos entrar em campo com a calculadora na mão. O que, bem vistas as coisas, nos dá alguma vantagem, tendo em conta o nosso historial. Desta vez as contas até são simples: Portugal tem de ganhar e esperar que a Dinamarca não ganhe à Alemanha por 3-2, 4-3, 5-4, etc.
sábado, 16 de junho de 2012
Ar cool
A contenção de despesas a nível da administração central continua ao nível das anedotas. Este Verão, pelo segundo ano consecutivo, parece que vai ser a dispensa do uso de gravata. Patético!
Subscrever:
Mensagens (Atom)