Para o governo, privatizar significa tirar a companhia do imenso buraco (negro) em que está metida (1.000 milhões de euros de dívida), o único caminho que pode garantir a sobrevivência da empresa. Para os cerca de 10.000 trabalhadores privatizar significará despedimentos (muitos), reduções salariais e venda de activos. Isto olhando para o que aconteceu nas privatizações das companhias de bandeira europeias que já passaram por processos semelhantes. Quem não concorda com esta análise é o Ministro da Economia. Para ele, muito provavelmente, a (inevitável) reestruturação da companhia será feita sem despedimentos. Com toda a certeza, digo eu, o homem é um crente!
PS-Entretanto a TAP foi "privatizada". De concreto sabe-se, apenas, que entrarão nos cofres públicos 10 milhões de euros, os quais, de acordo com declarações de membros do governo, nem sequer são o mais importante. O problema é que, quanto ao que realmente importa (pessoal, rotas, activos, dívida da empresa, etc), por muito que o governo fale, será o que Deus quiser!
PS-Entretanto a TAP foi "privatizada". De concreto sabe-se, apenas, que entrarão nos cofres públicos 10 milhões de euros, os quais, de acordo com declarações de membros do governo, nem sequer são o mais importante. O problema é que, quanto ao que realmente importa (pessoal, rotas, activos, dívida da empresa, etc), por muito que o governo fale, será o que Deus quiser!
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