Quando se pretende testar um novo software, o que é que normalmente se faz? Instala-se, testa-se e, se o resultado não for o esperado, desinstala-se. Esta prática até seria aceitável se as rotinas de desinstalação efectivamente removessem todos os ficheiros e pastas criados durante a instalação, restaurando o PC para o seu estado original, o que efectivamente não acontece. Pior ainda, todo o software instalado cria chaves no registro do Windows, chaves essas que não são removidas. Com o tempo, para além do lixo acumulado, a máquina acaba por ficar mais lenta e pode até começar a evidenciar erros.
A forma ideal de contornar estes problemas é testar os novos softwares em máquinas virtuais (PC’s dentro do próprio PC), mas, para além da virtualização não ser um processo linear, há máquinas que não o suportam. Então, o que fazer? Há uma terceira via, algo a meio caminho entre a instalação-desinstalação e as máquinas virtuais, e essa via tem o nome de Sandboxie.
Sandboxie, não sendo freeware , apesar de algumas limitações da versão não registada, continua funcional após o período de experimentação. Em linhas muito gerais, o que este software faz é criar um ambiente isolado do resto do disco (uma pasta chamada Sandbox criada na raiz do C) onde o software executa todas as acções sem alterar nada na máquina física.
Instalado o Sandboxie, para testar um qualquer software, é necessário instalá-lo sob a supervisão de Sandboxie. Para isso há diversas formas, uma das quais é ilustrada na imagem abaixo.
Após a etapa anterior, abre-se uma janela para seleccionar o instalador.
Seleccionado o instalador, é só seguir o assistente de instalação. Apesar de o assistente nos indicar que vai fazer a instalação em C:\Programas\(...), os sinais [#] nas janelas significam que o programa vai ser instalado num ambiente isolado (a pasta Sandbox criada na raiz do C).
Terminada a instalação, para aceder ao programa tem de se ir ao Menu Iniciar da Sandboxie e seleccionar o atalho criado. E pronto, pode testar o programa à vontade. Terminados os testes, é só eliminar o conteúdo da Sandboxie (Sandboxie > DefaultBox > Delete Contents) e tudo fica na mesma.
Este, testes de novo software, é apenas um dos usos que pode ser dado a este software. Há outros, dos quais, pelo menos um é, no mínimo, eticamente questionável... Adivinham qual?
Sem comentários:
Enviar um comentário