sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Equidade de sacrifícios


O Estado português concedeu em 2011 benefícios fiscais em sede de IRC a quase 11 mil empresas, num total de 1.370 milhões de euros (cerca de um quinto do défice de 2011). Destas, destacam-se claramente duas empresas, a Livermore Lda e a Aljardi SGPS, com benefícios fiscais de respectivamente 217 milhões e 160 milhões de euros. Seguem-se a Itasant, a Broadshit Gibraltar e a Malpensa, com benefícios de respectivamente 78.3 milhões, 76.3 milhões e 48.4 milhões de euros, todas com sede na Zona Franca da Madeira. Aliás, as primeiras 22 empresas da lista publicada têm na sua esmagadora maioria sede na Zona Franca da Madeira, com três excepções: PT Ventures (do grupo PT), Portucel e o Banco BPI, com benefícios de, respectivamente, 40.2 milhões, 27.7 milhões e 16.3 milhões de euros. Nos lugares seguintes surgem algumas grandes empresas nacionais: a Autoeuropa (23ª, cerca de 8 milhões), a PT (24ª, 7.9 milhões), ou Celbi (26ª, com 7.3 milhões). A Lactogal está em 33º (5.6 milhões) e o BCP em 38º (4.9 milhões).

Matemática para a vida


Devaneios


Concertação social... à portuguesa!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Será?


A Fundação Mário Soares, constituída em 12 de Setembro de 1991, é uma instituição de direito privado e utilidade pública sem fins lucrativos. Tem por fim realizar, promover e patrocinar acções de carácter cultural, científico e educativo nos domínios dos direitos humanos, da ciência política e das relações internacionais. Criada e financiada com capitais exclusivamente públicos, entre 2008 e 2010, recebeu cerca de 1,2 milhões de euros.

Matemática para a vida


Devaneios


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Princípio do fim?


És um bom profissional?


Pergunta 1 - Como é que se mete uma girafa dentro de um frigorífico? Resposta - Abre-se o frigorífico, mete-se a girafa lá dentro e fecha-se a porta (esta pergunta testa a capacidade de fazer coisas simples em situações complicadas). Pergunta 2 - Como é que se mete um elefante dentro de um frigorífico? Resposta - Abre-se o frigorífico, tira-se a girafa, mete-se o elefante lá dentro e fecha-se a porta (esta pergunta testa a capacidade de prever as consequências das acções). Pergunta 3 - O rei Leão convoca todos os animais para uma assembleia. Todos comparecem menos um. Qual é o animal que não comparece? Resposta - O elefante. Está dentro do frigorífico, lembras-te? (esta pergunta testa a memória) Pergunta 4 - Tens de atravessar um rio, mas ele está cheio de crocodilos. Como é que fazes? Resposta - A nadar. Os crocodilos estão na assembleia convocada pelo rei Leão (esta pergunta testa a capacidade de aprendizagem com os próprios erros).

Ron howard


segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jawohl, mein führer!


"Por causa do elevado endividamento, os mercados financeiros internacionais hesitam em investir na Europa, por isso, temos de mostrar de forma convincente que aprendemos com os erros do passado" (Angela Merkel). Traduzindo, ainda tendes muito que penar!

Tom hanks


The edge